Seja bem vindo(a)!

Swipe to the left

Túnel do tempo: o que rolava nos 80?

Túnel do tempo: o que rolava nos 80?
por Marcela Miranda 9 de agosto de 2019 1530 Visualizações Nenhum comentário

Que a moda vai e vem a gente já sabe, né? E de algumas temporadas pra cá os elementos dos anos 80 estão ressurgindo cada vez mais para nos provar. Quer um exemplo? Olhe para as vitrines das lojas e se depare com babados, cores neons e shapes volumosos. E para reafirmar toda essa volta, vale lembrar que até já tivemos desfiles de marcas famosíssimas como Chanel e Giambattista Valli na Semana de Alta-Costura de Paris com um conceito totalmente voltado para os 80’s. E, pensando em te inserir nessa década cheia de cores e acontecimentos marcantes, que tal fazermos uma viagem no túnel do tempo para reviver as melhores coisas dessa época? – e pra você que nasceu depois dos anos 80, senta que lá vem história...

E para começar, que tal falarmos de música brasileira? Já que nessa época os discos eram febre e todo mundo adorava colecionar os melhores álbuns com as capas mais divertidas e coloridas.

Dois dos mais desejados eram As Aventuras Da Blitz da banda Blitz lançado em 1982, com uma pegada totalmente non-sense e inspirado nos quadrinhos. Já o álbum O Ritmo Do Momento do cantor Lulu Santos, lançado em 1983, deslanchou no novo cenário do rock brasileiro.

Enquanto “como uma onda no mar” era ritmo nacional, a rádio em 1983 não parava de tocar Thriller de Michael Jackson e Girl Just Want To Have Fun, da cantora Cindy Lauper. Mas foi Into the Groove da cantora Madonna que fez parte da trilha sonora do filme Quem é essa Garota, em 1987.

Além disso, outros sucessos também passavam nas telinhas. Você se lembra do filme E.T de 1982, Goonies de 1895 ou Curtindo a Vida Adoidado de 1986?

Mas o entretenimento não estava apenas no cinema. Foi em 1983 que a empresa Apple lançou o computador Macintosh e jogos como Pac-man, Mario bros e Donkey Kong surgiram.

Na arquitetura a crítica ao modernismo foi instalada. Chamada de pós-moderno, o objetivo era criticar o moderno e levar valores culturais através de misturas de sobreposições e elementos, era um emaranhado cheio de histórias, formatos diferentes e muitas cores. Inclusive, foi em 1980 que o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer criou o memorial JK.

Enquanto nas artes, um cara chamado Keith Haring, artista plástico, estava fazendo sucesso no cenário sreet art retratndo em suas obras o conceito do nascimento, da morte, da sexualidade e da guerra, sempre com um forte apelo político que se tornaram verdadeiros clássicos da arte do século 20. O estilo dos seus desenhos era influenciado pelos grafites e cartoons.


Mas e na moda?

Primeiro precisamos falar um pouco de um dos maiores estilos que predominava na época; o New Wave. Criado no final dos anos 70, o estilo ascendeu em 1980 e se estendeu até o início dos anos 90. O estilo carregava uma estética pop-futurista que incorporava elementos da música eletrônica e disco, influenciando não só no cenário fashion como também no cinema e na televisão.

E foi através do movimento new wave que começaram a surgir silhuetas andrógenas, ombreiras e cabelos extremamente volumosos.

No entanto, o dress code das mulheres modernas e de negócios da época era outro e consistia, basicamente, em camisa, blazer solto com ombreiras combinado com calça larga ou saia lápis. Para as descoladas, sobreposições desconexas com jeans, coletes e jaquetas. Já as fashionistas buscavam peças bufantes, como, manga morcego, saia balonê e,claro, a cintura sempre bem marcada.

Além de todos esses shapes os looks monocromáticos, coloridos e divertidos, também fizeram história com a moda de academia, com a popular lycra, a febre das aulas de ginásticas aeróbicas criaram uma tendência que hoje conhecemos como athleisure.

E nos pés...

Apesar do tênis All Star ser febre entre os jovens e rockeiros da época, o diferencial eram as cores vibrantes como o amarelo, verde-limão, laranja cítrico, pink, azul e roxo que governaram da cabeça aos pés em formatos neon e color-blocking.

Depois dessa viagem cheia de atitude fica mais fácil entender porque a moda 80’s tem voltado com tanta força né? E pra você ficar “numa nice” e por dentro dessa tendência, confira as novidades no nosso site. Ah, não se esqueça de montar seu look toda Girl Just Want To Have Fun e marcar a gente @inboxshoes, pode “viajar na maionese” que a gente ama!

Fique por dentro das novidades e receba ofertas via e-mail
Cupom: