Seja bem vindo(a)!

Swipe to the left

Coturno: Dos pés militares ao cenário da moda

Coturno: Dos pés militares ao cenário da moda
por Marcela Miranda 7 de maio de 2019 4252 Visualizações 3 comments

Os coturnos também conhecidos como combat boots surgiram em decorrência a Segunda Guerra Mundial no século XX como uma extensão dos uniformes militares, mas evoluíram da praticidade para a afirmação de subculturas. Hoje o coturno é um produto mainstream e, antes de você aderir o seu, que tal viajar um pouco sobre sua história?

As combat boots desenvolvidas durante os combates do século passado eram desconfortáveis e deixavam os pés dos soldados machucados. Por conta disso, após ferir o tornozelo, o médico alemão Klaus Märtens iniciou melhorias no calçado para auxiliar em sua recuperação, usando couro macio e sola acolchoada, para torná-lo mais confortável.

No final da guerra de 1945 os alemães saquearam sua própria cidade, foi então que Klaus encontrou uma oportunidade para conseguir materiais como, couros e solados e, assim colocar suas idéias em prática para abrir seu negócio.

Mas foi em 1947 em parceria com seu amigo Herbert Funk, engenheiro mecânico, que o negócio alavancou. Agora, Klaus tinha em mãos o molde ideal e o auxílio de seu parceiro, que lhe deu a ideia de usarem borrachas descartadas e outros suprimentos militares em desuso para produzi-los. Foi então que, com solas confortáveis e duráveis, suas vendas alavancaram, sendo 80% para mulheres, donas de casa e com mais de 40 anos.

Em 1960, os coturnos começaram a ser usados pela classe trabalhadora justamente por conta da durabilidade. Com isso, no final deste mesmo ano, skinheads das classes trabalhadoras, conhecidos como Mods e Hardmods, também aderiram ao calçado.

Dos pés operários ao cenário da subcultura jovem, em 1970, o coturno se popularizou no cenário musical Punk e New Wave e bandas como; Sex Pistols, Ramones, The cash e The Who sobem aos palcos e ascende cada vez mais o uso do coturno.

Hoje, eles são usados por diversas tribos que revolucionam a cada dia os jeitos de usá-lo. A medida que diferentes tipos de saltos, materiais e formas são aplicadas, o público tende a aumentar, fortalecendo sua posição no cenário fashion e garantindo um espaço na sapateira de muita gente por aí.

E você, como usa o seu coturno? Selecionamos algumas maneiras que nossos clientes usam, para te inspirar!


história dos coturnos

história dos coturnos

história dos coturnos

história dos coturnos

Dica: Sabe aquele look básico composto por calça preta e t-shirt? Você pode ousar nos acessórios e nos pés! Invista no Coturno Mari GMNZ Amarelo.

História dos coturnos

História dos coturnos

Dica: Garotos também podem apostar, inclusive, nos coturnos coloridos!


E você, quer aparecer por aqui também? Então, não se esqueça de montar seu look e nos marcar no Instagram, mostrando seu jeito de usar @InboxShoes!

Camila Pegorer 7 de maio de 2019 às 16:40
Adorei
Santiago 7 de maio de 2019 às 16:57
Vou comprar o meu agora!
Thais Silvério Aguiar 7 de maio de 2019 às 17:08
Ameiiiii esse post
Fique por dentro das novidades e receba ofertas via e-mail
Cupom: